Você está aqui

Estudo de Curto Circuito e Seletividade

 
O estudo de curto-circuito é o método de análise mais utilizado para o conhecimento do comportamento de um sistema elétrico de potência quando da ocorrência de uma falta.
 
Normalmente são simulados dois tipos de curto–circuito:
 
Subtransitório: Fornecerá as correntes assimétricas de curto-circuito, fundamental para o ajuste dos dispositivos de proteção elétricos instantâneos;
 
Transitório: Fornecerá subsídios para ajuste dos dispositivos de proteção temporizados.
 
Verifica-se se os equipamentos presentes possuem características construtivas para suportar os esforços elétricos e mecânicos quando da ocorrência de uma falta.
 
Os valores mínimos de corrente são utilizados para garantir que o sistema de proteção irá atuar mesmo na ocorrência de uma falta com correntes de curto-circuito de pequeno valor.
 
A metodologia de cálculo utilizada neste caso para o cálculo das correntes de falta seguirá as orientações das normas IEC / ABNT e terá como abrangência desde o alimentador da concessionária, passando pelas subestações unitárias, até os Quadros Gerais de Baixa Tensão.
Estudo de Coordenação e Seletividade
O estudo de seletividade tem como objetivo garantir que, na ocorrência de uma falta no sistema elétrico, o sistema de proteção irá atuar de maneira eficaz, desconectando apenas o circuito envolvido na falta. Isto propicia a possibilidade de rápida intervenção, minimizando perdas no processo produtivo por desligamentos indevidos
O Laudo final a ser fornecido apresentará, além da descrição metodológica:
Conclusões e recomendações.
Tabelas para graduação dos ajustes dos dispositivos de proteção existentes.
Demonstração de seletividade e coordenação através de curvas e diagramas elétricos.